O Poder do Pensamento
Artigo de Moacir Sader

Tem sido comum em nossos dias a divulgação sobre o poder do pensamento. Digo que esse poder é mais verdadeiro do que se imagina, pois, de fato, os nossos pensamentos e sentimentos geram concretas influências em nós e no ambiente que nos cerca.

E por que é tão importante saber usar o pensamento? Os pensamentos criam os sentimentos em nós (positivos ou negativos), e estes nos afetam energeticamente em vários sentidos, em termos de saúde, realizações de vida (amorosas, profissionais e financeiras), além de impactar no mundo externo.

Considerando que o pensamento tem imenso poder de atração, é preciso evitar os pensamentos negativos. Por exemplo, se você deseja ficar livre de dívidas ou de doenças, não pode pensar assim: “quero pagar todas as minhas dívidas” ou “quero deixar de ter doença”. Pensando em “dividas” e em “doenças”, você estará atraindo sem saber exatamente uma coisa e outra. Deve-se pensar dessa maneira: “tenho dinheiro suficiente para viver confortavelmente com a minha família” e “todo o meu corpo é pleno de saúde” (mesmo que isso ainda não seja uma realidade, mas certamente acabará se realizando). Com frases mentalmente positivas, estaremos atraindo saúde e dinheiro e tudo mais que desejarmos em nossa vida.

Já foi comprovado que as energias dos pensamentos/sentimentos fluem à distância. Como exemplo, cito a experiência realizada em 1952 com macacos selvagens da ilha de Koshima no Japão. Naquele ano, os pesquisadores deram batatas-doces sujas de areia aos macacos. Eles não comeram por que não gostaram, afinal, as batatas estavam sujas. Entretanto, uma macaca chamada Imo levou as batatas a um riacho e as lavou para comer. Ensinou essa descoberta aos outros macacos de sua tribo, os quais passaram a agir lavando antes as batatas, para depois comê-las.

A grande descoberta se deu em 1958, quando determinado número de macacos da tribo de Imo já sabia se utilizar do benefício da descoberta: colônias de macacos de outras ilhas começaram também a lavar as batatas. Os pesquisadores concluíram que, havendo determinada quantidade de indivíduos que adquiriram certa aprendizagem, esse novo conhecimento é transmitido à distância de uma mente para outra em forma de energia.

Embora concorde que o pensamento de um grupo seja mais forte no processo de expansão energética, estou convencido, mesmo na esfera individual, de que o pensamento sai da pessoa, atingindo e influenciando o externo energeticamente.

A todo o momento, consciente ou inconscientemente, afetamos a realidade externa. Se não o fazemos conscientemente tanto como deveríamos é porque não acreditamos nessa capacidade. As pessoas normalmente formam pensamentos de intenção positiva, mas logo apagam, pois se convencem, quase sempre, tratar-se de simples tolice. Acabam dizendo ou pensando que não conseguem realizar e assim fracassam em seus objetivos.

No entanto, podemos realizar tudo, pois o pensamento positivo é uma força poderosa. Em vez disso, os pensamentos positivos de muita gente não têm passado, na maioria das vezes, de frágil camada sobrepondo enorme massa de pensamentos negativos.

Vítimas da falta de crença em nós, em nosso potencial criador, ficamos presos à realidade que vemos, colocando-nos de forma insignificante diante dela. As realidades, contudo, são possibilidades de nossa consciência ou de nossa subconsciência e, portanto, podemos alterá-las qualitativamente se assim o desejarmos.

Podemos escolher as experiências que quisermos; afinal, a nossa realidade interna, de fato, é quem cria a nossa realidade externa. Ao contrário, muitas pessoas ainda acreditam que a realidade externa influencia determinantemente os fatos de suas vidas. Essas pessoas acabam por continuar a ter os mesmos relacionamentos e as mesmas atividades profissionais, ainda que não gostem deles.

Não é bem assim. Em verdade, o que acontece dentro de nós é que irá, concretamente, determinar e criar a realidade externa. E plenos de possibilidades presentes e futuras, podemos renascer como seres de pensamentos quânticos para uma existência de participação livre, criando as nossas realizações e a nossa felicidade.

A influência dos pensamentos e sentimentos sobre o meio externo ficou também comprovada em recentes experiências realizadas pelo cientista japonês Masaru Emoto. Esse pesquisador comprovou as influências dos pensamentos e dos sentimentos sobre água. Na experiência, a água ficou exposta aos pensamentos e aos sentimentos de algumas pessoas. Depois, a água foi congelada, sendo fotografados os cristais. Constatou-se, então, que a estrutura molecular da água havia sido alterada, quando em contato com esses agentes: pensamentos e sentimentos. O que se viu foi a formação de cristais luminosos em face de pensamentos e sentimentos positivos e cristais negros em consequência dos sentimentos e pensamentos negativos. Veja as imagens neste artigo.

Se os pensamentos e os sentimentos afetam de forma positiva ou negativamente a água e sendo o homem composto de pelo menos 70% de água, fica evidente a influência que sofremos em virtude de nossos pensamentos e sentimentos. Do mesmo modo, afetamos as outras pessoas e, conseqüentemente, somos influenciados pelos pensamentos e sentimentos delas. Em suma, tudo que existe, as pessoas, os animais e o planeta são influenciados pelo que pensamos e sentimos.


Luz, amor e conhecimento.

Moacir Sader
Mestre de Reiki Usui, Karuna e da Chama Violeta